terça-feira, 11 de agosto de 2009

Lenda do Virus Pokemon

Tudo teria começado com o desenho animado Pokémon acusado de provocar ataques epilépticos em crianças japonesas.

A mensagem distribuída em novembro de 1999 não descreve o modo de disseminação desse tão perigoso (!) vírus, mas ele atuaria de uma forma muito curiosa. Segundo ela, o Pokémon ataca o gerenciador da imagem mostrada no monitor. A vítima, quer dizer o usuário, ao olhar para a tela, encontra um ponto de foco e aí é que aparece o bicho. O vírus produz uma piscagem randômica puxando o foco sem constituir um novo foco, o que estressa o olho do pobre usuário.

É difícil, segundo diz a mensagem, a detecção do vírus Pokémon, pois ele ataca diretamente o sistema límbico (!) não do computador, mas da pessoa. Os efeitos dependem da vítima, pois umas pessoas seriam mais propensas à ação dele. Muitos sintomas associados ao vírus já foram detectados e os mais freqüentes são:

  • Forte irritabilidade. Algumas pessoas já chegaram ao extremo de destruir teclados.

  • Dores de cabeça, ardor nos olhos, incapacidade de concentração.

  • Há quem se levante da cadeira sem motivo aparente. Outros ficam a gritar com o computador como se ele fosse uma pessoa.

  • Portadores da síndrome de Czeegel (!?) estão sujeitos a convulsões.


  • Essa história tem todas as características de uma pulha:

  • contém termos supostamente técnicos;

  • fala de uma síndrome inexistente, a de Czeegel. Mas quem vai se dar ao trabalho de procurar o que é isso?

  • pede, ao final, que a mensagem seja enviada ao maior número possível de pessoas;

  • tem o apelo à autoridade. O "responsável" pela descoberta é Marc Unbewust, prof. of the I.M.R. Cleveland. Quem vai discordar de tão eminente autoridade? Autoridade desconhecida e inexistente.


  • Texto da mensagem.

    ATENÇÃO NOVO VÍRUS --- VÍRUS POKEMON

    Esqueça o que você sabe sobre vírus, este vírus não vai danificar o seu computador, o seu alvo é você. Seus arquivos o seus discos vão continuar intactos mas o dano pode ser maior do que você imagina. O vírus está provisoriamente sendo chamado de POKEMON .

    Quando o desenho japonês com esse nome foi lançado no Japão provocou centenas de ataques epilépticos em crianças. O motivo foi o piscar de luzes na tela em determinada frequência. Esse vírus foi descoberto provocando também ataques epilépticos nos usuários de computador.

    Neste vírus o princípio é o mesmo só que de uma forma mais sutil. De uma maneira imperceptível a olho nu, a tela fica piscando atrás da tela normal, seja qual for o programa que esteja utilizando. O Vírus está fora de qualquer software, ele fica no gerenciamento de qualquer imagem que passar ao vídeo.

    Ele é muito simples e engenhoso, quando se está trabalhando no computador os olhos encontram um ponto de foco, pois bem, o vírus programa uma piscagem randômica puxando o foco sem constituir um novo foco, isso estressa o olho do usuário na melhor das hipóteses. Em outros provoca efeitos semelhantes ao do sono REM só que com a pessoa acordada. Os efeitos são vários.

    Ataques epilépticos só são constatados em pessoas propensas e por isso ele foi descoberto. Não há como perceber pois só o sistema límbico é quem recebe o estímulo. O primeiro ataque detectado foi em Dallas, onde uma grande corporação
    notou que um grande número de seus funcionários estavam com comportamento estranho e na mesma semana três de seus funcionários tiveram ataques epilépticos.

    A investigação descobriu o vírus mais por acaso do que por qualquer outra coisa, alguns dos monitores que estavam senso filmados pelas câmeras internas da corporação, pela segurança, notaram uma alteração. Conforme a frequência de gravação pode se ver pontos correrem atrás da tela.

    Os efeitos são vários, o mais comum é uma hiperirritabilidade, teclados ou computadores destruídos num ataque de raiva são um indício claro. Os outros são: dores de cabeça, ardor nos olhos, ver vultos indefinidos depois de sair do computador, incapacidade de se concentrar no que se está fazendo no micro, levantar da cadeira sem motivo aparente ou ainda gritar com o computador como se ele fosse uma pessoa.

    Também é sujeito a convulsões portadores da síndrome de Czeegel. Alguns especialistas em software antivírus consultados não acreditam que o vírus seja só isso, pensam que isso só seria uma parte dele. Pensam que prepararia as pessoas para alguma mensagem subliminar. O objetivo seria não de confundir e irritar as pessoas mas deixa-las propícias a um estágio quase hipnótico onde receberia mensagens subliminares. Mas isso é só uma hipótese, nada foi encontrado que justifique tal idéia.

    Provavelmente em uma ou duas semanas você vai estar lendo isso nos jornais, por enquanto está circulando reservadamente, existe o medo que isso possa gerar pânico nos usuário da Internet. Além do mais ainda não havia uma hipótese clara de como isso veio parar nos computadores.

    Chegou-se a pensar em sabotagem específica de uma rede mas outros casos foram descobertos. Não há ainda nenhuma idéia de como esse vírus passa de um computador a outro, embora ele seja mais comum em computadores em rede não está descartado que usuários privados possam sofrer danos. Além disso não querem divulgá-lo antes de disporem de um antivírus apropriado.

    Assim que acabar de ler esse aviso, envie esta mensagem para máximo de pessoas que for possível, nada nos garante que ele não possa estar já prejudicando mais gente.

    Marc Unbewust
    prof do I.M.R. Cleveland

    0 comentários: